top of page
Buscar

Miasmas Sazonais: O que as estações do ano podem influenciar

Atualizado: 27 de mar. de 2023

Imagine seu humor sendo afetado pelas estações do ano! Somos seres em simbiose com a natureza e nossa saúde está correlacionada intimamente. Saiba como podemos melhorar em cada etapa do ano.

Existem meses do ano que sentimos mais fome, menos cansaço, a voz fica mais rouca, dormimos mais e muitas vezes não respeitamos esse ciclo.


Além dessas sensações que são comuns a muitas pessoas, um estudo realizado na Bélgica, pela Universidade de Liege, comprovou que a atividade cerebral se altera a cada estação, usando recursos e ferramentas diferentes, mesmo que seja para desenvolver a mesma atividade.

As estações do ano influenciam fortemente o organismo e o ser humano responde aos estímulos ambientais característicos de cada uma das quatro épocas do ano, estimulando sintomas físicos e emocionais, aflorando os miasmas de fundo e trazendo os "clássicos sintomas".


Nós Homeopatas temos a missão de trazer o paciente de volta ao seu estado anterior de adoecimento e saber qual o miasma se encontra. A definição de miasma é emanação a que se atribuía, antes das descobertas da microbiologia, a contaminação das doenças infecciosas e epidêmicas. É a essencia do ser humano em seus estágios da vida.


As pessoas podem ser afetadas tanto pela presença da luz como pela sua ausência, pelo frio e pela chuva, de forma direta ou indireta. Alguns indivíduos tendem a sentir-se tristes e angustiados durante as estações frias, sobretudo no Outono, pois pensa-se que seria pela falta de sol que está por vir. Em alguns locais do planeta a possibilidade deste fato traz um grupo de pessoas vir a desenvolver depressões e nesta época do ano é elevadíssima.


No entanto, há fatores emocionais associados, os quais têm maior expressão nas estações de transição, as doenças respiratórias agudas, a gripe e outras infecções agudas, são outras das patologias mais frequentes no Inverno. Durante o período frio também é muito comum o aparecimento de diarreias provocadas pela transmissão de alguns vírus, chamadas, por isso, virais.


No Verão, as mais frequentes são as bacterianas e desidratação provocadas pelo aquecimento do ambiente e a reduzida ingestão de líquidos. A reação aos polens que se encontram na atmosfera durante a Primavera e o início do Verão é outra das situações clínicas igualmente comuns.


A poluição ambiental surge como mais um dos fatores responsáveis pela subida do número de pacientes alérgicos. O contato mais comum com o alérgeno é por via respiratória ou cutânea. Logo, a forma como esta alergia se manifesta não depende só do fator principal bem como do órgão de preleção. A reação pode dar-se nos olhos, nariz, pulmões e na pele. A rinite alérgica e as asmas sazonais são as mais frequentes de todas neste período.


Dr. Eduardo Egisto

Homeopata, Ortomolecular, Comendador, Acupunturista, Professor e Pai de 2 filhas incríveis!

Acredito que somos seres em constante evolução.

Autor dos Livros “Repertório Homeopático de A a Z”, “Homeopatia Natural Energética”, “Ame Suas Células” e “Pensamentos Homeopáticos – Livre Escolha”.

20 visualizações
bottom of page